sexta-feira, novembro 19, 2004

Nuclear? Não, Obrigado!

Cada dia que passa, podemos dizer que estamos a ficar mais pobres.
Espoliamos ao Planeta Terra, formas de combustível fóssil, que tão cedo não serão repostas (se é que algum dia serão).
As formas dos Países obterem Energia, na maior parte das vezes são pela importação da mesma a países vizinhos que tenham produção em excesso.

Em Portugal, temos um grande défice de energia. Para além da produção efectuada em território nacional, o restante é importado. Neste momento, não temos capacidade de produzir mais energia, sem efectuar mudanças de equipamentos, e mentalidades.
Já se fala que, provavelmente, poderia ser construída na península ibérica, uma central nuclear.Com o objectivo de evitar a importação de energia que em parte é produzida também, em centrais nucleares.

Discute-se o nuclear, como forma de energia; No entanto, os esforços desenvolvidos por governantes, deixam muito a desejar, pois quando existem países - que embora poluentes- que se acham acima de todos os outros e recusam a assinatura do tratado de Kyoto, ou continuam a alimentar lobbies petrolíferos, para proveitos próprios.
Compromete-se o futuro, adiando energias alternativas não poluentes. O Homem não irá longe assim!!!

Temos no caso de Portugal um clima excelente para a colocação de painéis solares (existe um grande projecto na zona da Amareleja. Nem tudo são desgraças!);Temos possibilidade de produzir energia eólica, felizmente o vento nas terras mais altas, ainda vai soprando; com uma zona costeira tão vasta, não me digam que não poderiam ser instalados “Boias-êmbolo”, que com a oscilação das ondas iriam produzir energia; Lembrar os nossos antepassados, reerguendo Azenhas e moinhos de maré, para produções mais básicas; A Biomassa, continua a ser uma alternativa viável; O aproveitamento dos gases gerados por matérias em decomposição (E.T.A.R.’s ou explorações agrícolas onde hajam dejectos). O Hidrogénio ...
Mas, não! Tinham logo de pensar no nuclear...

Para alem disso, existe um problema por resolver há mais de 25 anos :
O que fazer dos resíduos nucleares ??? Transportá-los para a Lua ???
Lembram-se de Chernobyl???

2 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Para a lua não, é preferivel irem para o aterro sanitario do feijó ,ou quiçá servirem de adubo para o cultivo de milho transgenico...

Um abraço

Ass: Toupeirinha (numa das raras saidas da toka)

6:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para a lua é que não... senão acontece como 1999, em que há uma explosão e de repente ficamos sem lua. E depois como é?

Acabam-se as serenatas? E os lobos passam a uivar ao q? Pior, e as marés?

Não, não. O melhor é arranjar um sitio que não provoque problemas.... em Belem, ou em São Bento por exemplo.

De qq maneira acho que tb não há necessidade para alarmes. Temos um reactor nuclear em Sacavem e não vejo ninguem a dizer mal. É pena ser tão (ou mais) poluente que o petroleo...

E não me venham dizer que carros electricos é q é a solução. Mudar o local onde se polui não deixa de ser poluição! (embora faça as pessoas que os guiam sentirem-se menos culpadas...)

Abraços e Beijos

Ass: Vide, Mosca Vide.

7:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home