quinta-feira, janeiro 27, 2005

Não faz chuva nem orvalho, está um frio do ... ...Caroço!!

Está um frio que (dizem os entendidos), já não se fazia sentir em Portugal desde 1901.
A culpa poderia se do Governo (se tivesse poderes para tal), mas não é! Apenas de uma frente polar proveniente do norte do globo. –10C. Em Bragança, 2C. No Porto, 4C. Em Lisboa, e até no Algarve se “bate-o.-dente”.
Apesar das agruras, e das mortes de gado existentes no Alentejo e Beiras, não foi decretada a Calamidade; Ao invés um “pseudo-acordo” com algumas entidades...

Mas nem tudo vai mal!...

Em Bragança, foram destacadas algumas equipas – por parte da protecção civil - para prestarem auxílio à população em geral. Nas vias públicas, espalham sal, de modo a minorarem o congelamento das mesmas; Foi efectuado também um projecto (pioneiro, já que funciona), de forma a levar consciencialização à população rural (que ainda se aproveita dos benefícios do aquecimento a lenha), de forma à ventilação dos espaços aquecidos por lareiras e braseiras, a não esquecerem os perigos da acumulação de monóxido-carbono, que inodoramente confortável, poderá gasear os seus utilizadores.

É de louvar também a acção do Metropolitano de Lisboa, devido ao não encerrar de algumas estações, de forma que alguns desafortunados possam pernoitar pelo menos, mais protegidos da intempérie (só é de lamentar, que não aproveitem o “balanço”, e lhes fosse fornecido, uma manta e refeição quente; Como fez a Caritas de Setúbal).

Apesar de tudo, um grande Bem-haja, para quem ainda se preocupa com outrem!!!