sexta-feira, novembro 19, 2004

Nuclear? Não, Obrigado!

Cada dia que passa, podemos dizer que estamos a ficar mais pobres.
Espoliamos ao Planeta Terra, formas de combustível fóssil, que tão cedo não serão repostas (se é que algum dia serão).
As formas dos Países obterem Energia, na maior parte das vezes são pela importação da mesma a países vizinhos que tenham produção em excesso.

Em Portugal, temos um grande défice de energia. Para além da produção efectuada em território nacional, o restante é importado. Neste momento, não temos capacidade de produzir mais energia, sem efectuar mudanças de equipamentos, e mentalidades.
Já se fala que, provavelmente, poderia ser construída na península ibérica, uma central nuclear.Com o objectivo de evitar a importação de energia que em parte é produzida também, em centrais nucleares.

Discute-se o nuclear, como forma de energia; No entanto, os esforços desenvolvidos por governantes, deixam muito a desejar, pois quando existem países - que embora poluentes- que se acham acima de todos os outros e recusam a assinatura do tratado de Kyoto, ou continuam a alimentar lobbies petrolíferos, para proveitos próprios.
Compromete-se o futuro, adiando energias alternativas não poluentes. O Homem não irá longe assim!!!

Temos no caso de Portugal um clima excelente para a colocação de painéis solares (existe um grande projecto na zona da Amareleja. Nem tudo são desgraças!);Temos possibilidade de produzir energia eólica, felizmente o vento nas terras mais altas, ainda vai soprando; com uma zona costeira tão vasta, não me digam que não poderiam ser instalados “Boias-êmbolo”, que com a oscilação das ondas iriam produzir energia; Lembrar os nossos antepassados, reerguendo Azenhas e moinhos de maré, para produções mais básicas; A Biomassa, continua a ser uma alternativa viável; O aproveitamento dos gases gerados por matérias em decomposição (E.T.A.R.’s ou explorações agrícolas onde hajam dejectos). O Hidrogénio ...
Mas, não! Tinham logo de pensar no nuclear...

Para alem disso, existe um problema por resolver há mais de 25 anos :
O que fazer dos resíduos nucleares ??? Transportá-los para a Lua ???
Lembram-se de Chernobyl???

quinta-feira, novembro 18, 2004

Dita "Dura"

Morais Sarmento, Ministro do Estado e Presidência (talvez devido à proximidade da época natalícia), presenteou-nos hoje (quinta-feira 18/11/2004) com algumas afirmações de ficar com a boca à banda; Disse e passo a citar:
Criada para proteger direitos e fiscalizar os deveres da Comunicação Social, parece-me que está a acontecer uma dilaceração, aos poucos do nosso país.
Tal qual um polvo, com os seus tentáculos, algumas pessoas têm efectuado um ataque, quase bárbaro às instâncias que (ainda) mantêm a coragem da isenção.
Mais tarde essas entidades, serão apelidadas de "Inimigos do Governo".
O que virá a seguir ? A Provedoria ? O Tribunal Constitucional ? A Presidência da República ?
Não me admiraria, que qualquer dia esta República se transforme novamente numa DITADURA; Já ví essa palavra infâme, e non-grata, muito mais longe da linha do horizonte Português.
Volta Marquês de Pombal, estás perdoado!!! ...

terça-feira, novembro 16, 2004

Sais ou não sais ( de fruto )

Durante o congresso do PSD, ocorrido este fim-de-semana em Barcelos, Alguém(chamemos-lhe Rui) saíu um pouco à pressa para ir ter com outro Alguém (vamos chamá-lo Paulo); Corria o boato que uma coligação (não confundir com co-ligação, ou ainda cu-ligação) correria risco de vida.
À boa maneira Portugusa, o assunto terá sido resolvido num comes e bebes, à beira Tejo.
Desde já tenho a lembrar um episódio com um professor (apelidemos de Marcelo), acerca de um prato de sopa fria a famosa Vichissoise.
Lembro que na altura aquilo deu para o torto e tiveram ambos uma azia enorme.
Será que alguém, irá necessitar de Sais de Fruto ???